Gastronomias

"Minha pátria é a língua portuguesa"...Fernando Pessoa (1888 – 1935)



BEM-VINDO!

O Gastronomias.com, Roteiro Gastronómico de Portugal, encontra-se desde 1997 a servir "saberes e sabores".
Aqui encontrará as mais diversas receitas tradicionais, bem como páginas de ocasiões especiais como Natal, Páscoa, Verão, Dia da Mãe, etc.
Sirva-se e bom apetite!

DESTAQUES

O Gastronomias.com semanalmente oferecerá destaques de receita culinária, receita de doce e restaurante a visitar

Receitas Culinárias

    Tire uma calota aos tomates e esvazie-os com a ajuda de uma colher de chá.
    Polvilhe com sal grosso e ponha-os a escorrer virados para baixo. Entretanto, pique a cebola e junte a carne, o arroz, uma noz de manteiga e ligue com o ovo...veja mais!

Receitas Doces

    Aqueça o forno a 200ºC/Gás 6.
    Unte uma forma de soufflé com capacidade para 1,5 litro e polvilhe com açúcar em pó. Coloque os bolinhos numa tigela e salpique-os com 2 colheres de sopa do licor e reserve. Noutra tigela, misture as 4 gemas... veja mais!

Dia Mãe
Verão

Receitas de Verão

    Verão Verão, a estação em que que mostramos a "saúde", ou excesso dela.
    É tempo de praia, muito sol, e alguns abusos.
    Beba muita águas
    Sugerimos as receitas nesta página de Verão para aproveitar bem a estação mais alegre do ano.....veja mais!

Restaurante "Casa do Nunes by Zé Tó"

Rua de Luanda 914,
Parede

Fomos conhecer o novo restaurante Casa do Nunes, by Zé Tó, projeto carismático, e saímos de alma cheia e paladar rendido.

Recebidos com genuína simpatia pelo anfitrião, foi-nos sugerida a canja de garoupa, um clássico da casa. Aceitámos sem hesitar, e logo fomos transportados à memória gustativa da infância. Com espinafres de aroma terroso, amêijoas frescas e garoupa delicada, esta canja revelou-se um monumento gastronómico. Alimentou-nos, reconfortou-nos, aqueceu corpo e alma, perfumando o suspiro de quem dá graças por tamanha consolação. Soberba!

Iniciámos o almoço com um prato de presunto Joselito Gran Reserva, cortado com mestria e servido com elegância.
Seguiu-se uma surpresa, empada de perdiz, de sabor profundo e textura perfeita, simplesmente divinal.

Por vezes, é na simplicidade bem executada que reside o verdadeiro brilho. Da minha parte, este restaurante recebe o selo de “NÃO PERDER”!

Para os doces, reservámos espaço na alma e no estômago. Destaco o arroz-doce cremoso e o soberbo “fidalgo”, que encerraram a refeição com nota alta.

Acompanhamos com um Foral de Évora, branco, de cor citrina com reflexos esverdeados e um aroma frutado com notas de pêra intensa, citrinos e mel. Na boca, é descrito como tendo bom volume, equilibrado e com um final agradável e amplo.

Saímos da Casa do Nunes, de porta franca e coração aberto, restaurados!

A garrafeira é notável, com uma seleção criteriosa dos melhores vinhos nacionais e internacionais.

O serviço é amável e funcional, com especial destaque para a esposa do Zé Tó, Paula, cuja atenção ao detalhe e trato fino elevam a experiência.

Confirmámos que a Casa do Nunes é um restaurante com grande futuro. Parabéns ao casal Nunes pela dedicação, autenticidade e excelência.

Recomendamos vivamente.

José Manuel Alves
Webmaster do Gastronomias.com
Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos de Lisboa
Lisboa, 19-11-2025
www.gastronomias.com
Roteiro Gastronómico de Portugal


A PAIXÃO DA FAMÍLIA REAL PELO VINHO

Com uma relação próxima e afetiva com o vinho, o Reino Unido trilha uma história ao longo de séculos com a bebida. Um dos primeiros registros da importação de safras foi há mais de 500 anos em 1456, que foram destinados ao norte da Inglaterra.

A trajetória do consumo se transformou com aumento da produtividade e a procura da população fazendo com que até hoje o país seja um dos grandes consumidores e apreciadores, assim como seus governantes, a família real.
Atualmente a realeza possui uma coleção gigantesca de vinhos, os tornando detentores de umas das adegas mais importantes do mundo. O valor estimado da quantidade que eles têm passa de dois milhões de euros.

Com uma coletânea versátil e poderosa, é possível encontrar os mais diversos tipos de vinhos provenientes de grandes e pequenos produtores. Mas tratando-se de champagnes os moradores do palácio estão habituados a consumir uma marca de luxo que os acompanha há muito tempo.

fonte:Antena1

Voltar à página Principal do Gastronomias


Copyright © - 1997 Roteiro Gastronómico de Portugal -International WebMasters, Ltd.




Autora Felícia
Sampaio
chef

Editora culinária do Gastronomias (Roteiro Gastronómico de Portugal) desde 1997. "Apaixonada por gastronomia quis transmitir essa paixão na sua comida de conforto, algumas receitas tradicionais, e sobremesas soberbas"...

Dica Feijão maravilha
1. Para engrossar o caldo, retire uma concha do feijão cozido e amasse os grãos. Retorne à panela e deixe no fogo por mais alguns minutos.

2. Quer que ele cozinhe rapidamente, mantendo a cor e a textura? Então ferva os grãos por cinco minutos em água abundante, troque a água e termine o cozimento.

3. Acrescente o sal apenas no fim, para ele ficar macio.